ARTESANATO | DIY | COMO FAZER | FAÇA VOCÊ MESMO | MÃO NA MASSA

Direitos de Aprendizagem

www.fabricadebrinquedos.com.br | Brincando de fazer Brinquedos

Direitos das Crianças

Os Direitos de Aprendizagem estão descritos na Base Nacional Comum Curricular

Brincar – toda criança tem direito ao brincar. A brincadeira é vital para que elas aprendam, sendo organizadora da subjetividade humana e importante para que essas crianças acessem toda a produção cultural desenvolvida.

Expressar – toda criança pode se expressar. Há muitas formas de expressão e as crianças têm o direito de aprender que podem, quando podem e como podem se expressar.

Conhecer-se - toda criança tem o direito de se conhecer, e esse direito de aprendizagem ajuda na construção da própria identidade, apoiando-as a se identificarem, a conhecerem seus gostos, suas preferências, seu corpo. 

Explorar – toda criança tem o direito de explorar, e esse direito de aprendizagem se relaciona a explorações internas, de ordem psicológica, e externas, na exploração do mundo, dos materiais, da natureza, da alimentação, dos espaços, dos tempos.

Conviver – toda criança tem o direito de conviver. É necessária a convivência entre crianças da mesma idade e de diferentes faixas etárias e entre crianças, adolescentes e adultos. Conviver com o bairro, com a cidade, com o mundo. A convivência oportuniza a aprendizagem de que temos os mesmos direitos, mas que podemos ser diferentes, com culturas diferentes. Aprender a conviver constrói uma humanidade mais pacífica e que respeita, identifica as diferenças como uma oportunidade de aprendizagem.

Participar - toda criança tem o direito de participar, desde em escolhas cotidianas que geram memórias afetivas, como em escolhas que as constroem e oportunizam a consciência cidadã. Aprender a participar é aprender a fazer escolhas, é aprender a respeitar a escolha do outro.

Mobirise

Base Nacional Curricular

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de
caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de
aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver
ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo
a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação (PNE). 

Direitos das Crianças

Copyright 2021 © Fábrica de Brinquedos | Brincando de fazer Brinquedos - Todos os direitos reservados