Furar e cortar materiais pode não ser tão simples quanto parece. Há embalagens plásticas mais rígidas que outras, papelão grosso e duro, tecidos que desfiam... Para evitar que você se machuque e garantir que furos e cortes fiquem certinhos, peça a ajuda de um adulto.

01

Corte de palitos

Para deixar o palito de madeira do tamanho que você quiser, faça um leve corte na medida com a tesoura e quebre na marca com as mãos. Lixe sempre os palitos cortados.

02

Furando tampinhas

Para furar tampas plásticas, encaixe a ponta da tesoura no local a ser furado, já marcado a lápis ou caneta. Gire até que o furo fique do tamanho que você precisa.

03

Furando papel

Se o material for menos rígido, você também pode fazer furos usando a ponta de um lápis ou caneta. Encaixe a ponta no local a ser perfurado e gire com cuidado para não amassar.

04

Detalhes

Para detalhes pequenos, como para fazer pequenas letras, por exemplo, use papelão fino, que é mais fácil de recortar. Para áreas maiores, como o telhado da escola, utilize papelão mais grosso, pois não entorta.

05

Plástico

Quando você for recortar material plástico, procure os mais flexíveis, pois são mais fáceis de cortar e você não corre o risco de se machucar. Pressione a ponta da tesoura e corte a partir do furo.

compartilhE