www.fabricadebrinquedos.com.br | Brincando de fazer Brinquedos
O Instituto do Legislativo Ituano (ILI) promoveu na última quarta-feira, dia 15 de dezembro, a Oficina Fábrica de Brinquedos com o artista plástico Ricardo Girotto. O evento reuniu 25 crianças com idade entre 02 e 13 anos, que criaram brinquedos a partir de materiais reciclados. Além de levar os brinquedos criativos para casa, as famílias também puderam usar o estúdio do Coworking da Câmara para tirar uma foto digital com tema natalino.
“No evento foram produzidos mais de 70 brinquedos ao longo de três horas. Esta foi uma chance não apenas de estimular a criatividade, mas de proporcionar um momento de interação entre pais e filhos”, ressaltou a diretora-presidente do ILI, a jornalista Regina Lonardi.
http://www.camaraitu.sp.gov.br
É a vingança da tradição. Quando a tecnologia já não dá mais conta de prender a atenção das crianças, os brinquedos no armário não têm mais graça e o lixo limpo parece não ter fim neste momento em que as famílias estão isoladas 24 horas por dia em casa, a antiga brincadeira de fazer os próprios brinquedos volta à cena.
“Você vê uma caixinha e vai inventando alguma coisa. Pega uma garrafa de refrigerante e ela vira um vai e vem. As opções são infinitas”, diz Ricardo Girotto, que fez desse hábito que adquiriu na infância sua profissão. Ele é criador do site Fábrica de Brinquedos, que virou um livro homônimo publicado pela Girassol, e é professor do projeto Art Maker, do colégio Porto Seguro, que coloca crianças de todas as idades para pensar, idealizar e produzir brinquedos.
Girotto conta que as crianças adoram o projeto, ficam muito motivadas pelas atividades, mas que ela acaba restrita à sala de aula. “Elas têm muita abertura para isso, mas precisam dos adultos para explicar como fazer. E às vezes, em casa, é mais fácil dar o celular para as crianças. Elas precisam da paciência dos pais, e eles precisam deixá-las fazer um pouco de bagunça”, comenta. Para ele, agora é a melhor hora para unir pais e filhos nesses projetos manuais.
“Essa atividade é muito importante porque ativa a criatividade, melhora a concentração e a coordenação e ajuda na solução de problemas”, diz o professor para quem este é um passatempo para qualquer idade. “Não tem idade mesmo, tanto que eu nunca parei”, comenta ele, que agora está tentando robotizar seus brinquedos.
Em seu site, ele ensina a fazer um teatro e seus personagens, caleidoscópio, telefone, robô falante, peteca, grilo pula-pula, uma quadra de futebol de preguinhos, máscaras de jornal e muitos outros brinquedos que encantaram gerações e gerações de crianças. Em seu livro, à venda também pelo site da editora, ele divide os brinquedos por datas comemorativas e, com ele, aprendemos a fazer árvores e animais, pelo Dia do Meio Ambiente; uma escola e seus alunos, pelo Dia da Escola; veículos, placas e estradas, pelo Dia do Trânsito; e até o 14 Bis e Santos Dumont.
Maria Fernanda Rodrigues
O Estado de S.Paulo | 11 de maio de 2020
No livro Fábrica de Brinquedos, Ricardo Girotto ensina a fazer, entre muitos outros brinquedos (incluindo até um móbile do sistema solar com um astronauta), uma engenhosa réplica do 14 Bis com caixa de pasta de dente, papelão e outros materiais. E ensina também a fazer um simpático Santos Dumont, cujo passo a passo reproduzimos a seguir.
Para isso, precisaremos de um retrós de linha vazio, uma tampinha de pasta de dente, dois arames de fechar embalagem de pão e papelão. E também precisaremos aprender a fazer papietagem, que o autor explica no livro.
Passo a passo para fazer o Santos Dumont
1. Cole duas bolinhas de papel nas laterais do retrós, para as orelhas do boneco
2. Cole um pedacinho de papelão para o nariz
3. Para o chapéu, cole a tampinha de pasta de dente sobre um círculo de 2 cm de diâmetro de papelão fino
4. Para os braços, prenda com fita crepe os araminhos nas laterais do retrós
5. Faça a papietagem, pinte os detalhes e cole o chapéu na cabeça.
Este livro mostra como transformar coisas que normalmente iriam para o lixo em brinquedos supercriativos relacionados a datas comemorativas – um para cada mês do ano. Com dicas passo a passo, a ideia é manter as crianças entretidas em qualquer hora do dia ou época do ano. Todos os elementos usados são materiais recicláveis ou facilmente encontrados e de baixo custo. Consegue imaginar um Pinóquio feito de embalagem de detergente? Você já viu uma caixa de pasta de dente virar saci?
VEJA MAIS
seguir